Oradores do Congresso

Ada Rocha

Professora Associada com agregação na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Licenciada em Ciências da Nutrição (LCN) pela FCNAUP (Nutricionista). Doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. Diretora do Mestrado em Alimentação Coletiva (MAC). Integra comissão científica do Programa Doutoral em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição da FCNAUP/ FCUP. Coordenadora do protocolo entre a FCNAUP e a Câmara Municipal do Porto na supervisão do fornecimento de refeições escolares. Consultora como Nutricionista da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Misericórdia – Obra da Figueira.


Ana Helena Pinto

Nutricionista, Licenciada pela FCNAUP. Criou o conceito e Projeto GeoFood – Turismo de Saúde e Bem-estar do Município de Arouca e está neste momento, a par de outros projetos, a trabalhar na implementação dos GeoFood Menus. Coautora e representante de Portugal na The 4th Villarceaux Declaration 2016: Togheter to Share a new Vision of Public Food Services in the European Cities, da Plataforma Internacional Eating City.


Ana Rito

Presidente da Direção do Centro de Estudos CEIDSS e Investigadora do Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge, Ana Rito é Doutorada em Nutrição e Saúde Publica, Mestre em Human Nutrition pela Universidade de Sheffield e licenciada pela FCNAUP. É atualmente a Investigadora Principal do estudo COSI Portugal da OMS/Europa, fazendo parte do seu Comité Europeu Executivo. Nos últimos 10 anos tem vindo a coordenar projetos de Investigação de âmbito Nacional de Prevenção de Obesidade Infantil, principalmente ao  nível local, como são o POZ, o MUN-SI, AMEA teens e kids e o Eat Mediterranean  das EEA Grants.


Andreia Jorge Silva

Director of the Directorate of Disease Prevention and Health Promotion, in the Portuguese Directorate General of Health.
PhD from Universidade Católica Portuguesa in 2013 and holds a MSc. in public health from Nova University of Lisbon. Participates in several research projects, being the National Focal point for different subjects as, NCD’s and ageing. She as vast experience working in public health as head of the Divisions of Health Statistics (2007-2009) and Programs monitoring (2012-2013) of the Directorate General of Health. Andreia is also a researcher and consultant, being author and co author of several scientific articles.


Artur Filipe Gregório

Antropólogo, mestre em Planeamento Regional e Urbano, coordenador de projetos de desenvolvimento integrado desde 1996, na Associação In Loco. Nos últimos anos tem dedicado especial interesse às estratégias de valorização dos produtos, locais e serviços de especial valor identitário para a Dieta Mediterrânica, particularmente no apoio à organização da produção e à promoção territorial em cooperação, da qual a Rota da Dieta Mediterrânica é um exemplo.


Bárbara Camarinha

Chefe da Divisão de Ação Social Escolar da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Nutricionista da mesma autarquia desde 2001. Doutorada em Nutrição Clínica. Mestre em Treino de alto Rendimento pela Faculdade de Desporto da UP e Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. Responsável pela oferta alimentar nas 110 escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico o concelho de Vila Nova de Gaia. Nos últimos anos tem direcionado a sua ação para o estudo do estado nutricional da população infantil do Concelho de Vila Nova de Gaia e seus determinantes.


Carlos Valentim

Licenciado em Sociologia na Variante de Sociologia do Trabalho e das Organizações, participou na equipa de investigação no Grupo de Ecologia Social do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) entre 1996 e 2001.
Técnico na Câmara Municipal de Odivelas desde 2001, encontra-se atualmente em funções no Gabinete de Saúde, Igualdade e Cidadania com tarefas de conceção e gestão de projetos de educação para a saúde, designadamente na área da promoção da alimentação saudável e da atividade física.


Cláudia Prazeres

Chefe da Divisão para a Participação e Cidadania na Câmara Municipal de Lisboa, na qual é responsável pelas áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Voluntariado; Cidadania; Direitos Humanos; Economia Social; Empreendedorismo Social e Inclusivo; Empregabilidade; Direitos da Criança e do Jovem e apoio aos equipamentos sociais. Formadora certificada, pelo IEFP, IP e promotora de Competências Sociais. Licenciada em Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante; Pós-graduada em Mediação de Conflitos; Formação em Terapia Familiar e de Intervenção Sistémica.


Duarte Cordeiro

Licenciado em Economia pelo ISEG, da Universidade de Lisboa. Executive MBA do ISCTE. Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, desde Outubro de 2013, tendo assumido as funções de Vice-Presidente, em Abril de 2015, com a tutela dos pelouros das Estruturas de Proximidade, Higiene Urbana e Economia e Inovação. Deputado à Assembleia da República nas XI e XII Legislatura entre Outubro de 2009 a Outubro de 2013 (Comissão de Economia e Finanças e Grupo de Trabalho para a elaboração de um Lei de Bases da Qualidade, Inovação, Competitividade e Empreendorismo). Secretário-Geral da Juventude Socialista entre 2008 e 2010. Vice-Presidente do Instituto Português da Juventude em 2008. Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Divulgação das Tecnologias de Informação em 2008.


Duarte Torres

Doutorado em Ciências e Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho desde 2010. Desde 2010, é professor auxiliar na FCNAUP, onde leciona as unidades curriculares de Toxicologia Alimentar, Composição de Alimentos e Refeições, Análise Sensorial e Inovação. É investigador no ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e no I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Entre 2013 e 2017 participou no projeto IAN-AF (Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física), financiado pelas EEA Grants (000088SI3), e no projeto Support to national dietary surveys in compliance with the EFSA Guidance on General principles for the collection of national food consumption data in the view of a pan-European dietary survey (CFT/EFSA/DCM/2012/01), financiado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.


Flávio Valente

Since January 2016 he is Senior Advisor to FIAN International Secretariat. From 2007 to 2015, he was the Secretary General of FIAN International, working out of Heidelberg. Flavio Valente is a physician, with a MPH from Harvard School of Public Health. Germany. Flavio was, from 2002 to 2007, the National Rapporteur on the Human Rights to Adequate Food, Water and rural Land, in Brazil, for the National Economic, Social, and Cultural Human Rights Platform. Previously, Flavio Valente was Nutrition and Public Health Professor at the Federal University of Bahia (1979-1982) and at the Federal University of Santa Catarina (1983-1995). Advisor of the President of the Brazilian National Food Security Council (CONSEA/1992-1994). He recently edited a book, together with Anne Bellows, Stefanie Lemke and María Daniela Nuñez entitled: Gender, Nutrition and the Human Right to Adequate Food, published by Routledge, New York, 2016.


Gemma Salvador

Dietista-Nutricionista de la Agencia de Salut Pública de Catalunya, Subdirección de Promoción de la Salud..
Coordinadora del programa de Alimentación y Nutrición y de la Estrategia PAAS (Promoción de la salud mediante la Actividad Física i la Alimentación Saludable).
Profesora asociada de Nutrición y Dietética de la Escuela Universitaria de Enfermería, Universitat de Barcelona.


Hugo de Sousa Lopes

Diretor Executivo do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte da ARS Norte, I. P. Secretário do Executivo da Junta de Freguesia de Freamunde – mandato 2013-2017. Nutricionista, Administração Regional de Saúde Norte, I.P., desde Novembro de 2005. Licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em 25 de Outubro de 2004. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 17 de Abril de 2012. Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde, Curso de Especialização, pela Porto Business School da Universidade do Porto, em 20 de Outubro de 2016. Docente Convidado da Licenciatura em Ciências da Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte / CESPU, desde Fevereiro de 2009, com a Regência de várias Unidades Curriculares. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas – no mandato 2017-2019.


Jean-Michel BORYS

Médecin endocrinologue-diabétologue. Il est installé en libéral depuis 1987, actuellement à PARIS au Centre Batignolles-Villiers. Il a une activité de consultant international auprès de NGO et gouvernements pour mettre en place des stratégies de prévention de l’obésité et diabète. Il est directeur associé du groupe Proteines spécialisé dans la communication santé. Il est directeur de l’EPODE European Network et secrétaire général de l’EPODE International Network. Il est auteur de 15 livres dans les domaines de la nutrition, diabète, cholestérol, obésité et de plus de 60 publications internationales dans les mêmes domaines.


Joana Sampaio

Nutricionista no Município de Braga. Desempenha funções de Nutricionista em autarquias desde 2009. Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. Mestre em Alimentação Coletiva pela FCNAUP desde 2011.


João Breda

Head WHO European Office for Prevention and Control of Noncommunicable Diseases & a.i. Programme Manager Nutrition, Physical Activity and Obesity │Division of Noncommunicable Diseases and Promoting Health through the Life-course.


Jorge Queiroz

Sociólogo, dirigente municipal das áreas da cultura, património e diretor do Museu de Tavira. Dedica-se há anos ao desenvolvimento cultural, local, nacional e internacional, com docência em cursos de mestrado e PGs. Foi responsável técnico da candidatura transnacional da “Dieta Mediterrânica” a P. C. I. da Humanidade aprovada pela UNESCO a 4 de Dezembro de 2013 em Baku.


Laura Rodrigues

Vice Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras,Pelouros Educação, Atividade Física e Finanças. Representante do Município na Comissão Coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e em outros Fóruns e Entidades Educativas. Licenciatura em Engª. Agronómica ( ISA), Mestre em Proteção Integrada (ISA), Qualificação em Ciências da Educação( UA) e Formação em Administração Escolar( FCT-UN).


Lucinda Pinto

Vereadora na Câmara Municipal de Amarante. Licenciada em Ciências da Nutrição, pela CCN-Universidade do Porto. Possui o Curso de Higiene e Segurança no Trabalho, pelo Instituto Europeu de Formação Profissional  e Pós-graduação em Nutrição Pediátrica, nas áreas de Obesidade e Diabetes Infantil.


Marta Sampaio

Licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, e Pós-graduação em Engenharia de Serviços e Gestão pela da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Acresce formação profissional em Design Gráfico, SEM e Copywriting. Desenvolve a sua atividade profissional principal ao serviço da Divisão de Educação da Câmara Municipal da Maia, desde 2008, nas Áreas de Saúde Pública, Restauração Coletiva e Higiene e Segurança Alimentar.


Pedro Graça

Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direcção Geral da Saúde. Professor Associado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). É responsável pela ECVS – Escola de Ciências da Vida e da Saúde na Universidade Júnior da UPORTO, membro do Conselho Científico da ASAE e colabora como perito com OMS e Comissão Europeia (DG Santé) onde é membro do High Level Group on Nutrition and Physical Activity.


Sandra Caldeira

Sandra Caldeira é gestora de projetos na Comissão Europeia (Direção-Geral CCI Centro Comum Investigação) na área de saúde pública e prevenção de doenças não-transmissíveis. É doutorada em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde também exerceu funções como Investigadora (no IMM) e Professora Associada de Genética. Trabalhou na área de investigação na saúde no DKFZ (German Cancer Research Center, DE), Universidade de Cambridge (UK) e Universidade Stanford (US) e como editora científica na EMBO (European Molecular Biology Organisation, DE).


Vanessa Candeias

Directora de Promocao da Saude e Prevenção da Doença no Forum Economico Mundial. Ela é responsavel pelas iniciativas de colaboracao entre o sector publico e privado relacionadas com segurança em saude, preparaçao e resposta a epidemias de doenças infeciosas assim como  pelos projectos relacionados com os estilos de vida saudaveis e com o tratamento de doenças cronicas nao transmissiveis. Anteriormente, trabalhou na Organização Mundial da Saude, na Direção Geral da Saude do Ministerio da Saude em Portugal e no Instituto de Medicina Preventiva da Universidade de Lisboa na area da prevençao primaria das doenças cronicas nao transmissiveis através da alimentaçao e actividade fisica. Vanessa Candeias é nutricionista licenciada pela Faculdade de Ciencias de Nutriçao da Universidade do Porto, tem um Mestrado em Saude Publica pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e um Mestrado Executivo em Liderança pelo Forum Economico Mundial.